sábado, 31 de outubro de 2009

Teoria x Prática

Hoje no mercado a um número alto de faculdades e curso técnicos especializados em gastronomia, a alguns anos atrás esses cursos só existiam fora do Brasil. Os chefs que hoje tem nome no mercado a maioria foi autodidacta ou fez um estágio ou curso no exterior, como o caso da Roberta Sudbrack que se internou uns anos em casa lendo livros e praticando e aprendeu por si só. A tantos outros chefs que tem anos de cozinha, não tem nenhuma formação técnica, mas tem muito a ensinar.
A questão é: será que a faculdade da toda a base para você se tornar um chef?
A faculdade te mostra o caminho, mas você vai te que buscar a formação prática através de estágios. Nas aulas a uma parte prática mínima que não se assemelha nada a uma cozinha de restaurante, com aquela pressão toda. Para quem quer seguir nesse ramo aconselho, antes de procurar cursos e graduações, tentar trabalhar em uma cozinha 1 semana e ver se é isso mesmo que você quer. É claro que nesse ramo a outras possibilidades a não ser dentro de uma cozinha, mas a base é essa, quem faz gastronomia quer está em contato com a cozinha.

Até o proximo.

3 comentários:

  1. Olá Bruno.
    Venho agradecer-te as visitas que tens feito ao meu blog, boa sorte aqui com o teu espaço.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente...

    acredito que a faculdade de gastronomia no brasil é mais com intenção de fornecer um diploma meramente ilustrativo aos profissionais do ramo, marcado pelo déficit cultural muito grande dos profissionais de cozinha.

    Mas só a faculdade não da nada ao profissional, se a prática não for vivida intensamente

    ResponderExcluir
  3. Bem estou aqui para te desjar boa sorte e queremos ver coisas boas por aqui. Beijinhos

    ResponderExcluir